Quem é W7 Cabral?

Minha foto
RJ, Brazil
Sou surdo! Ator, Editor e Professor. w7cabral@gmail.com/ Twitter - @w7cabral

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

América Latina vai ter a primeira escola bilíngue 2012

$alttext
As obras do campus em Palhoça estão em andamento e ficarão prontas no primeiro semestre de 2012


No dia 26 de setembro, data da fundação da primeira escola para surdos no país, é celebrado o Dia Nacional dos Surdos. Neste dia, a comunidade surda brasileira relembra as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, cidadania e as suas conquistas. Em Santa Catarina, a data também é comemorada juntamente com um grande avanço na educação de surdos representada pela criação do primeiro escola bilíngue - Libras-Português - da América Latina: o Campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC).
O campus funciona atualmente em sede provisória na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), no bairro Ponte do Imaruim. As obras do campus estão em andamento, no bairro Pedra Branca, e ficarão prontas no primeiro semestre de 2012. O Campus Palhoça Bilíngue será a primeira unidade de ensino totalmente voltada para a oferta de educação profissional bilíngue - Libras/Português - na América Latina. Pessoas que querem se capacitar para trabalhar com o público surdo também são o público-alvo do campus.
“A implantação do Campus Palhoça-Bilíngue do IF-SC traz para o cenário brasileiro uma política de ensino, pesquisa e extensão que busca viabilizar uma efetiva interação entre surdos e ouvintes no campo educacional e profissional”, explica o diretor-geral do campus, Vilmar Silva. O diretor explica que a criação desse campus tem por base a formação de profissionais surdos e ouvintes na modalidade bilíngue, tanto no ensino presencial como a distância. 
Além de oferecer a educação profissional para alunos surdos, o IF-SC irá capacitar professores que vão atuar com esse público, desde a formação inicial e continuada até a pós-graduação. A estimativa é que a unidade bilíngue atenda a cerca de 1,2 mil alunos presenciais e outros mil no ensino a distância. Todos os cursos são gratuitos.

Fonte:http://www.adjorisc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário