Quem é W7 Cabral?

Minha foto
RJ, Brazil
Sou surdo! Ator, Editor e Professor. w7cabral@gmail.com/ Twitter - @w7cabral

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

projeto do Celular para Surdos, da empresa pernambucana Brava.

A comunidade surda brasileira recebeu com muita comemoração o lançamento que marcou forte presença durante o Encontro de Tecnologia Assistiva promovido entre os dias 8 e 10 de dezembro, no WTC Hotel, em São Paulo. O projeto é o Celular para Surdo, em fase de desenvolvimento.

Com o nome de FoneFácil, a solução consiste num aplicativo de celular, onde o surdo digitará as frases que passam por um tradutor, que por sua vez segue para o ouvinte como mensagem auditiva. Do outro lado da linha, o tradutor reconhece a voz e transforma a mensagem em texto para o surdo. A ligação pode partir do “ouvinte” ou do surdo. “É uma tecnologia de inclusão social verdadeira, que amplia o círculo de comunicação dos surdos. Eles passam a se comunicar com mais independência, confiabilidade e também privacidade, porque a relação passa a ser direta com o ouvinte sem que outra pessoa precise intermediar”, explica o diretor executivo da Brava, Alexandre Andrade.

O projeto está na primeira fase, que consiste no aperfeiçoamento do software que vai ser instalado no celular. “Estamos fazendo os testes com chamadas de emergência para alguns serviços públicos, como polícia, bombeiros, serviço médico”, detalha Andrade. Paralelamente, a empresa entra na etapa de captação de investidores para viabilizar a comercialização da solução, aumentando a acessibilidade do sistema, barateando o custo de aquisição dos aparelhos e dos planos junto às operadoras de telefonia celular.

O desenvolvimento do Fone Fácil envolveu cerca de 20 pessoas, incluindo profissionais da área de software e professores com mestrado em usabilidade, e lingüística e fonoaudiologia. Em seis meses de trabalho, a empresa já apresenta um protótipo pronto para entrar na fase de piloto.

RECURSOS – O projeto Fone Fácil demandou um investimento de R$ 1,5 milhão para 13 meses de trabalho. O recurso saiu do edital de subvenção econômica da Financiadora de Estudos FINEP, que repassou o montante para a Brava após aprovação do projeto na área de inovação.

O Fone Fácil é o principal projeto da Brava, que tem como acionistas empresas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Porto Digital, considerado um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, como a Midiavox, In Forma Software, FKtec e Engine, empresas com cerca de 15 anos de mercado. 

Fone Fácil no site da Brava:
Site: www.bravaautonomia. com.br/fonefacil
Twitter: www.twitter. com/bravaautonom ia

Contatos Brava:
Alexandre Andrade (diretor executivo) – 11. 8767.9962 | 81. 3424.2287| 81 9242.3380

Material complementar:
Links vídeos: http://pe360graus. globo.com/ videos/cidades/ cidadania/ 2009/10/28/ VID,13205, 4,96,VIDEOS, 879-FEIRA- OLINDA-REUNE- NOVIDADES- TECNOLOGICAS- FACILITAR- VIDA-DEFICIENTES .aspx
http://jc.uol. com.br/canal/ cotidiano/ tecnologia/ noticia/2009/ 10/28/video- equipamentos- em-destaque- em-feira- de-tecnologia- assistiva- 203982.php

Links matérias:
http://uiop. me/sa1
http://tecnologia. uol.com.br/ album/20091029_ feiraassistivare cife_album. jhtm?abrefoto= 6#fotoNav= 2


Fonte: MID. Sua agência de comunicação integrada em 1º de dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário