Quem é W7 Cabral?

Minha foto
RJ, Brazil
Sou surdo! Ator, Editor e Professor. w7cabral@gmail.com/ Twitter - @w7cabral

sexta-feira, 16 de março de 2012

"Audiência" Acessibilidade dos surdos à linguagem política

 Por: Luísa Roig Martins
luisa@diariopopular.com.br

Na manhã deste sábado (10), parte da comunidade surda de Pelotas participou de audiência pública que debateu a acessibilidade dos surdos à linguagem legislativa na Câmara de Vereadores. A reunião presidida por Ivan Duarte (PT) – o único vereador presente, aliás - foi sugestão da equipe de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, após registrar queixas recorrentes dos surdos em relação à (falta de) clareza na tradução de termos específicos e jargões políticos.

Segundo uma das intérpretes, Joseane Viana, a origem do problema está na educação básica, que não proporciona base sólida de conhecimento político – seja para surdos ou não. “Muita gente não tem familiaridade com os processos da Câmara. Não sabem o que os vereadores fazem, por exemplo”, diz ela, salientando que a ideia é promover, durante o ano, uma série de palestras explicativas na Câmara de Vereadores, especialmente dedicadas à comunidade surda.

Duarte afirmou que a audiência também foi impulsionada pela necessidade de uma maior integração entre os surdos e a Câmara. “É preciso esclarecer conceitos políticos utilizados por funcionários, vereadores e apresentadores da TV Câmara. Queremos a plena inclusão dos surdos nessa esfera do conhecimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário