Quem é W7 Cabral?

Minha foto
RJ, Brazil
Sou surdo! Ator, Editor e Professor. w7cabral@gmail.com/ Twitter - @w7cabral

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Minha leitura de "Surdo Mundo"


 "Surdo Mundo", de David Lodge. O livro não é tão recente, foi publicado aqui no Brasil, com a tradução de Guilherme da Silva Braga, há 2 anos, mas somente agora tive um tempinho para lê-lo (entre a entrega do projeto de qualificação de tese e a realização da mesma). Não queria trazer uma resenha pronta sobre o livro, como existem várias na internet, mas sim a minha impressão pessoal dele.
Bem, o título em inglês é bem mais forte e mais condizente com a história, 
"Deaf Sentence", ou seja, "Sentença Surda", ou "Sentença de Surdez".
 Isso porque, o personagem principal, Prof. Desmond Bates, 
está perdendo a audição gradativa e irremediavelmente. 
Embora seja um livro de ficção, a história de surdez do personagem é
 autobiográfica, e por isso Lodge consegue mostrar cada pequeno
 incômodo e dificuldade que passa devido a sua perda auditiva.
Gostei muito do livro por vários motivos: primeiro porque
 Desmond é um professor de Linguística que precisa se aposentar
 mais cedo porque já não consegue dar aulas sem conseguir ouvir os alunos.
 Depois, porque a narrativa flui com muita facilidade devido
 ao enorme talento do autor: por vezes me vi dando gargalhadas e, 
por outras, chorei muito com o livro (o problema é que,
 como eu não conseguia me desgrudar do livro, isso acontecia no ônibus, 
trem, em alguma recepção de consultório, e as pessoas me olhavam 
de maneira estranha). Também gostei porque aborda um tema
 muito presente em minha vida, a surdez após a vida adulta
 (minha avó paterna e meu avô materno perderam grande parte da audição 
durante a terceira idade e usam aparelhos auditivos para tentar amenizar
 a situação). Entretanto, como os indivíduos sobre os quais pesquiso 
sempre foram os surdos pré-linguísticos, que perderam a audição antes
 da aquisição da língua, tenho me preocupado bastante em incluir em 
minhas preocupações também aqueles que perdem a audição quando mais velhos,
 afinal essa pode ser também a minha "sentença".
Lodge mostra as ironias, confusões e tristezas causadas 
pela perda auditiva, e como isso refletiu em sua vida afetiva,
 profissional, em sua autoestima, sua vida sexual, entre seus amigos e sua família.
 Apesar da surdez ser o tema central do livro,
 discussões sobre a velhice, a morte e a vida também estão presentes,
 tornando "Surdo Mundo" uma brilhante, adorável, terna e divertida obra. 
Boa leitura!

E você, já leu este livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário