Quem é W7 Cabral?

Minha foto
RJ, Brazil
Sou surdo! Ator, Editor e Professor. w7cabral@gmail.com/ Twitter - @w7cabral

terça-feira, 31 de julho de 2012

Paraense disputa mundial de Karatê para deficientes auditivos

Manoel Adelino Borges Júnior vai disputar mundial de Karatê para deficientes auditivos, na Venezuela (Foto: Reprodução/TV Liberal)

Mostrando grande capacidade de adaptação, o faixa-preta Manoel Adelino Borges Júnior treina karatê como se nada o impedisse. Deficiente auditivo desde os nove meses de idade, o carateca tem motivo para pensar assim, já que vai ser o único paraense a compor a equipe nacional que vai disputar o campeonato mundial de karatê para deficientes auditivos, de 17 a 24 de setembro, na ilha de Margarita, na Venezuela.
Seu mestre, Paulo Afonso, explica por qual motivo aceitou o rapaz em sua academia: justamente o desafio.
- Pra mim, foi um desafio ensinar o karatê para uma pessoa que não escuta, assim como foi para ele aprender. Mas hoje o Manoel é um exemplo pra todos os atletas, não apenas os deficientes.
Paulo também fala de como é feita a comunicação entre ele e Manoel Adelino.
- No início foi mais complicado. Eu tive que aprender um pouco da linguagem de sinais para poder me comunicar e entender o que ele dizia. Eu tentei aprender a leitura labial, mas é muito difícil, só o Manoel consegue.

http://globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário