Quem é W7 Cabral?

Minha foto
RJ, Brazil
Sou surdo! Ator, Editor e Professor. w7cabral@gmail.com/ Twitter - @w7cabral

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A comunicação é tudo!

O vídeo abaixo, mostra pessoas com deficiências motoras, intelectuais, auditivas e visuais contando como seria mais fácil viver em um país que lhes desse autonomia para serem cidadãos plenamente integrados à sociedade.

Assitindo ao vídeo e vendo as pessoas comunicando-se por LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), senti-me inútil. Tudo porque, apesar de ter estudado em ótimas instituições,LIBRAS não fazia parte do currículo escolar (nem mesmo como matéria opcional). Ainda hoje vemos a linguagem de sinais como algo necessário e pertencente apenas ao universo das pessoas com deficiência auditiva e seus familiares. Ao meu ver, isso está muito errado. Trabalhar LIBRAS como uma matéria pertencente à grade curricular das escolas é uma oportunidade de ampliar o campo da inclusão e permitir que, no futuro, as pessoas estejam preparadas para conversar naturalmente com aqueles que têm dificiências auditivas. Claro que hoje é possível, com uma busca rápida no Google, encontrar cursos que te ensinam LIBRASmas, não seria muito melhor que este mesmo curso já fizesse parte do ensino regular?
No vídeo abaixo, Fernanda Honorato diz:
- As pessoas com deficiência têm direito, como todo mundo, a oportunidades. 
Mas que oportunidades damos às pessoas se nem a maneira de como nos comunicar com elas fez parte do nosso ensino básico? Não são as pessoas com deficiência que precisam se preparar para o mundo, é o MUNDO que precisa se preparar para tratar todas as pessoas com os mesmos direitos, os mesmos deveres e as mesmas oportunidades!
Assista ao Vídeo: Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Nenhum comentário:

Postar um comentário