Quem é W7 Cabral?

Minha foto
RJ, Brazil
Sou surdo! Ator, Editor e Professor. w7cabral@gmail.com/ Twitter - @w7cabral

quarta-feira, 14 de março de 2012

TEATRO:promove inclusão de deficientes auditivos e visual.

 
A partir deste domingo (04/03), toda a programação em cartaz no Teatro Municipal Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, ao longo da temporada de 2012, contará com recursos especiais para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva. As sessões inclusivas – promovidas nos primeiros e terceiros domingos do mês, durante todo o ano – serão audiodescritas, legendadas e interpretadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Pioneira no Brasil, a iniciativa é patrocinada pela Petrobras e realizada pela Lavoro Produções em parceria com a Prefeitura do Rio.
Um dos mais importantes teatros da capital fluminense, o Carlos Gomes será o único do país a oferecer o serviço de acessibilidade total ao público de suas peças. Serão incluídas pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão) e com deficiência intelectual (autismo, dislexia e síndrome de Down), por meio da audiodescrição; além de surdos e pessoas com deficiência auditiva, por meio da Língua Brasileira de Sinais* (foto acima) e do serviço de Legendagem, similiar ao utilizado pelos canais de televisão em Closed Caption.
A audiodescrição* (foto ao lado) consiste na descrição objetiva de todas as informações visuais contidas nas cenas do espetáculo teatral, como expressões faciais e corporais, ações dos personagens, detalhes do ambiente, figurino, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de informações escritas em cenários ou adereços. A interpretação em Libras, por sua vez, traduz em sinais todos os diálogos, músicas e informações sonoras importantes da peça. A legendagem também contém todos os diálogos, músicas e informações sonoras do espetáculo, e é utilizada pelas pessoas com deficiência auditiva que não usam o sistema de Libras.
Na estreia do serviço, neste domingo, o público poderá conferir a peça “As Mimosas da Praça Tiradentes”, cujo programa ganhou versão em Braille. O próximo espetáculo agendado é “Ensina-me a viver”, com a atriz Glória Menezes.
O espetáculo – Em “As Mimosas da Praça Tiradentes”, um grupo de transformistas ensaia um show para arrecadar fundos em prol do Cabaré das Mimosas, ameaçado de fechar suas portas. Alternando números musicais com cenas dramáticas, o espetáculo cria um mosaico de acontecimentos que mostra a importância da Praça Tiradentes, região tradicional do Rio de Janeiro, que chegou a ser conhecida como a Broadway brasileira. A peça tem texto de Gustavo Gasparini e Sérgio Módena. No elenco, Cláudio Tovar, Marya Bravo, Gustavo Gasparini, Milton Filho, Jonas Hammar e César Augusto. O espetáculo está em cartaz até o dia 25 de março e a próxima sessão inclusiva ocorre no dia 18 de março (3º domingo do mês).
Serviço:
Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes
Espetáculo: “As Mimosas da Praça Tiradentes”
Dias: 4 e 18 de março, às 19h30
Local: Teatro Municipal Carlos Gomes. Praça Tiradentes, 19, Centro. Telefone: 2224-3602 ou 2215-0556.
Classificação etária: 12 anos
Ingresso: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
fonte: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário