Quem é W7 Cabral?

Minha foto
RJ, Brazil
Sou surdo! Ator, Editor e Professor. w7cabral@gmail.com/ Twitter - @w7cabral

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BENEFÍCIOS DAS FRAUTAS EM NOSSA VIDA!

PROPRIEDADES:
Rico em proteínas, fibras, lipídios, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas (B1, B2) e antioxidante (antocianina), combate o colesterol ruim (LDL) e eleva o bom colesterol (HDL) e também tem poder anticancerígeno.
Os efeitos benéficos do açaí para a saúde são vários. A fruta é rica em vitaminas do complexo B, C, além de ter muitos sais minerais, como o ferro, cálcio e potássio. O açaí também é rico em antocianinas, substâncias responsáveis pela circulação sanguínea. Se comparada com outras frutas, o açaí é muito mais calórico: cada 100 gramas têm, em média, 160 calorias. Dessa forma, o mesmo deve ser consumido com moderação.


Propriedades: Rica em vitaminas C, A, complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina) e sais minerais (ferro, cálcio e fósforo). Combate a gripe, o escorbuto, afecções do pulmão (tuberculose), eficaz contra o reumatismo, cicatrização de feridas.
A fruta é bastante utilizada por pessoas com gripe, afecções pulmonares, doenças do fígado,
doenças nasais e gengivais. Nasce de uma árvore chamada aceroleira que se desenvolve em
regiões de clima tropical e subtropical. Sua proliferação pode ocorrer através do plantio da 
semente, por técnicas de enxerto e/ou por estaquia. A aceroleira possui porte médio de 
aproximadamente três metros de altura com características de arbusto. Sob irrigação 
constante, a árvore produz fruto o ano todo e em terrenos não regados com tanta frequência, 
produz fruto até quatro vezes por ano. Nesse caso, a aceroleira floresce e frutifica 
principalmente no período da primavera e do verão.



Propriedades: Rica em fibras, açúcar, sais minerais (ferro, cálcio e fósforo), vitaminas do complexo B. Boa para pele, prisão de ventre, é laxativa e fortalece os cabelos evitando sua queda.
Propriedades Nutricionais
A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas. As frutas secas e sementes repõem nutrientes minerais como ferro, zinco, potássio e vitaminas.
Propriedades Medicinais
A ameixa é recomendada contra a prisão de ventre por seu alto poder laxativo. É rica em vitaminas do Complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo.Além disso são essenciais ao crescimento e fortalecem o cabelo, evitando sua queda.

Rico antioxidantes (antocianina), sais minerais (potássio, cálcio, magnésio, selênio e fósforo) em vitaminas A e B e ácido elágico. Combate afecções da boca (aftas), infecções da garganta, angina, estados febris, reumatismo, gota e artrite.
Segundo a matéria da “Folha”, pesquisadores da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, EUA, tomar 3 copos de suco de amora ao dia pode aumentar, de modo significativo, a taxa de colesterol bom no sangue, ampliando com isso os níveis de antioxidantes, além de reduzir o risco de doenças de um modo geral, do coração.
Apesar dos cientistas terem as comprovações no laboratório, nenhuma pessoa foi relacionada, ainda. E as pesquisas não param por aí, o professor Joe Winsor, desta
universidade, acredita que além dos benefícios para o coração, estudos anteriores tem comprovado que a amora pode ajudar a prevenir infecção urinária, reduzir o risco de úlcera e câncer no estômago. Esse estudo, segundo a Folha de São Paulo, tem financiamento do Cranberry Institute.


Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana dá-te uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente duas bananas dar-te-ão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças.
Depressão: De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que se sabe que ajuda a relaxar e te faz sentir melhor.
Anemia: Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobinas e ajudam em caso de anemia.

Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.

Cérebro: 200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.
Obstipação: Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.
Dor de cabeça: Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.
Cansaço matinal: Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
Picadas de insetos: Quando fores picado por um inseto, experimenta esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana. Verás como a irritação vai acalmar.
Nervos: Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.
Úlceras: A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.
Controlo de temperatura: Muitas culturas vêm a banana como um fruto ‘calmante’ porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito a mulher grávida comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correta.
Fumar: As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.
Stress: O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos ‘estressados’ o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.
Cortes: De acordo com o ‘New England Journal of Medicine’, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%! Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Acrescentado só uma coisinha, a banana ajuda a ajustar o organismo no chamado ‘Jet leg’. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido às propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário.
Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.




Rica em fibras (pectina), antioxidante (bio-flavonóides), sais minerais (zinco, ferro, potássio e magnésio), pectina, tanino. Estimula a circulação sanguínea, reduz a taxa de açúcar no sangue, melhora a visão noturna e previne a vista cansada, combate os radicais livres e o mau colesterol (LDL), atua na memória e tratamento de inflamação da boca e laringe .
Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o mirtilo traz à nossa saúde, já se descobriu que o mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares e ácidos. Também tem propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. A fibra é um componente muito abundante nestes frutos, o seu consumo habitual durante os meses em que abundam pode resultar num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.
ANTIOXIDANTE
O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os antioxidantes trabalham para neutralizar radicais-livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.
REDUZ O COLESTEROL
Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, o mirtilo é mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.
IMPEDE INFECÇÕES URINÁRIAS
Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.
MEMÓRIA E COORDENAÇÃO MOTORA
Melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de caráter degenerativo, o mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.
VISÃO
O mirtilo melhora a vista, diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.
Sua polpa é deliciosamente doce. Melhora a visão dos que lêem muito, dos que passam muito tempo em frete ao computador ou televisão. Melhora a circulação sanguínea nas artérias, veias e capilares.

Contém a cada 100 g:
Vitam. C…….13 mg
Vitam. B6…..0,036 mg
Vitam. B2…..0,05 mg
Ferro………….0,17 mg
Fósforo………10 mg
Fibras…………2,3 gr
Magnésio……5 mg
Potássio………89 mg
Cobre…………0,061 mg
Sódio………….6 mg
Proteínas…….0,67 gr
Glicídio………14 gr
Lipídeos……..0,38 gr
Calorias………56


Originário da Amazônia, rico em aminoácidos, flavonóides e, principalmente, vitamina C, o camu-camu não podia começar com uma letra mais adequada
* O camu-camu (Myrciaria dubia) é da mesma família da goiaba e da jabuticaba.
* O ácido ascórbico (vitamina C) atua na síntese de colágeno. Por isso, o camu-camu tem sido aproveitado na indústria de cosméticos. Mas não se anime. A pesquisadora Rosalinda Pinedo alerta para a procedência ainda duvidosa desses produtos.
* Os flavonóides têm propriedades antimutagênicas e, por isso, atuam na prevenção do câncer. Existe a possibilidade de que o camu-camu seja um dos alimentos que, por possuir tais componentes, ajude a exercer esse efeito.
* O camu-camu também é conhecido como caçari e araçá-d’água.,


Rica em proteínas, sais minerais (zinco, ferro, cálcio e fósforo), vitaminas A, B e C. Propriedades antiinflamatória, calmante, diuréticas e laxativas.

Rica em fibras(pectina), sais minerais(cálcio e fósforo), vitaminas A, B1, B2 e C. Combate colesterol (LDL).
O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. As variedades conhecidas agrupam-se de acordo com o formato dos frutos: cupuaçu- redondo (fruto com extremidades arredondadas); cupuaçu- mamorana (fruto com as extremidades alongadas); cupuaçu-mamau (caracteriza-se por não apresentar sementes).


Rico em beta-caroteno, sais minerais (cálcio, magnésio, enxofre, ferro e potássio), vitaminas (B3, B5 e C), ácido fólico. Tradicionalmente é recomendado para tratar doenças pulmonares, como a asma, para prevenir a cegueira noturna e diminuir o risco de câncer do estômago e do pulmão.
O damasco é rico em vitaminas A e B, além de conter uma quantidade bastante grande de ferro. A fruta também possui uma grande quantidade de fibras.
Sua casca e polpa amareladas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas são, portanto, bastante benéficas para o organismo. A vitamina A, por exemplo, traz saúde para os cabelos, a pele e é essencial para o desenvolvimento da visão. Já as vitaminas do complexo B ajudam a fortalecer o organismo contra as infecções, cicatrização de feridas e ajudam na formação de anticorpos. E, por sua vez, é a vitamina C que contribui para as defesas naturais e ajuda a absorver o ferro, uma substância, por sua vez, essencial para os glóbulos vermelhos.,


Rico em propriedades antioxidantes, sais minerais (potássio), vitaminas C e E. Reduz o risco do câncer, previne doenças artériocoronarianas, efeitos antiinflamatórios, melhora o sistema imunológico .
Em estudos feito pela FDA (Food and Druy Administration-US), orgão que controla os medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, o kiwi foi comprovado como uma excelente fonte de vitamina C e uma boa fonte de vitamina E, potássio e fibras dietéticas. Possui pouca gordura e nenhum colesterol. Possui capacidade antioxidante, efeitos anticancerígenos, efeitos anti-inflamatórios e leves efeitos laxativos. Um kiwi médio tem 138mg de vitamina C e considerável quantidade de vitamina E, que junto com vitamina C pode reduzir o risco de câncer, de doenças artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico.
Possui também três nutrientes essenciais para o organismo: fosfato, magnésio e cobre. Possui quantidades menores de outros nutrientes como vitamina B6, niacina, vitamina A –que reproduz as células, agindo no combate às rugas da pele, riboflavina, cálcio, zinco, ferro e ácido pantotênico, fósforo e os aminoácidos glutamato e arginina. As categorias principais de fitoquímicos encontrados no kiwi incluem B-caroteno, compostos fenólicos e flavanóides, entre outros, que possuem capacidade antioxidante. É uma das poucas frutas de coloração verde quando madura, sendo a clorofila responsável pela cor verde.
Ajuda a tratar de: Anemia, cansaço físico e mental, debilidade orgânica, digestão difícil, fadiga e fraqueza generalizada.

Sabia que um kiwi médio (100g) possui:
Valor energético – 62 Kcal
Gordura Total – 0g
Colesterol / Gordura saturada – 0g
Hidratos de Carbono Totais – 13g
Fibra dietética – 3,3g
Açucares – 12g
Proteínas – 1,3g
Vitamina E – 4mg
Vitamina C – 107mg
Cálcio – 36mg



Rica em ácido nicotínico, cálcio, carboidrato, fósforo, ferro, fibra, gordura, potássio, proteína, riboflavina, sódio, tiamina e vitamina C. Ajuda na prevenção de antiescorbútica, antitérmico, antitussígena, diurética.
O fruto é rico em minerais e vitaminas, contendo por l00g de polpa: água (82,lg), calorias (65), proteína (0,8g), gorduras (0.4g), carboidratos (l6,3g), fibras (0,2g), Ca (l0mg), P (29mg), Fe (0,3mg), Na (3mg), K (l70mg), Tiamina (0,50mg), Riboflavina (0,60mg), Niacina (0,6mg) e Vitamina C (50mg).
VITAMINADA
Em 100 g de polpa, há 50 mg de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, além de ser um potente antioxidante.

NÃO ENGORDA
Rica em água, cada 100 g de lichia tem apenas 65 calorias. Ou seja, pode ser consumida à vontade até por quem está de dieta.

NÉCTAR DOCE
O mel de lichia é produzido na China e na Flórida (EUA). Ele tem o mesmo sabor da fruta e não cristaliza como os demais.

CUIDADO COM OS RINS
Rica em potássio (170 mg por 100 g de polpa), deve ser consumida com moderação por quem tem disfunções renais. Neste caso, a alta concentração desse elemento no sangue pode alterar o ritmo cardíaco.



Rico em sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo), vitaminas A, C e do complexo B contêm passiflorina. E considerado o calmante natural do organismo humano.
O maracujá, famoso por seu ativo calmante, é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Quando ingerido, dá ao organismo betacaroteno, que é transformado em vitaminas A, C, B2 e B3. Além disso, também contém uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que tem propriedades sedativas, mas não é prejudicial a saúde pois não causa dependência.


Rico em sais minerais (ferro, enxofre, silício, potássio, cálcio e magnésio), vitaminas A, C e do complexo B. Ativa a circulação, reduz a pressão arterial, possui função laxativa e digestiva.
Pêra e fibras:
Um pêra pesando 166 gramas provê 2,3 gramas brutas de fibras e 4 gramas de fibras alimentares. As fibras não contêm calorias, e são um elemento necessário para uma dieta saudável pois ajudam a sustentar os níveis de açúcar no sangue. Um dieta rica em fibras também ajuda a diminuir o risco de câncer de cólon e reduzir o colesterol
Pêra e potássio:
Um pêra de tamanho médio oferece 210 mg de potássio. Embora o potássio seja facilmente perdido através de transpiração por estilo de vida ativa e exercícios físicos, ele é necessário para manter os batimentos cardíacos, contração muscular, transmissão nervosa e metabolismo de carboidratos e proteínas. Pêras são uma excelente fonte para reabastecimento de potássio.
Pêra e Vitamina C:
Um pêra de tamanho médio oferece 7 mg de vitamina C, ou 10% das necessidades diárias. Como uma vitamina antioxidante, a vitamina C é essencial para o metabolismo normal e reparação de tecidos, ajudando a prevenir os danos dos radicais livres (sub-produtos destrutivos do metabolismo).
A vitamina C melhora o sistema imunológico e promove a cicatrização de cortes e machucados, alé de porteger contra várias doenças infecciosas.



Rico em fibras, sais minerais (ferro, enxofre, iodo, fósforo, manganês e magnésio), vitaminas A, C, complexo B e B5. Regula o ácido úrico, atua no intestino preguiçoso dando bom funcionamento ao órgãos digestivos.
O pêssego também é uma boa fonte de vitamina C e pectina, trazendo os mesmos benefícios que a laranja e o kiwi; além disso, contém boa quantidade de vitamina A que auxilia em tratamentos relacionados à visão, melhora o funcionamento do sistema imunológico e, portanto, ajuda na prevenção de infecções.
O pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B.
Valor Calórico:
100 gramas de pêssego fornecem, em média, 51,5 calorias.
Propriedades Medicinais:
O pêssego é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater ao reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.
Ajuda a tratar de: Contusões, eliminação de toxinas, erupções na pele, fungos, intestino
preguiçoso, pele cansada, problemas respiratórios, regularização do ácido úrico, tosse
cardíaca.

Valores Nutricionais
Kcal: 43
Carboidrato: 11,10
Proteína: 0,7
Gordura: 0,09
Fibras: 1,8
Colesterol: 0



Tem como princípios activos: manita, ácido gálico, pelieterina, isopelieterina, grenadina, puricina e tanino. A romã é rica em vitamina A, ajudando a manter a pele bonita e saudável e ajuda a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos, previnem o estresse. Contém também pequenas fracções de ferro e cálcio.
Os benefícios da romã tem vindo a ser estudados nos últimos anos. Este fruto é rico em oxidantes e contribui para o controle do mau colesterol, para além disso pensa-se que o seu consumo diário ajuda a combater a formação de coágulos sanguíneos responsáveis pelos enfartes. Para os homens o consumo de sumo de romã traz vantagens a nível sexual, alguns estudos garantem que este sumo tem o poder de aumentar a erecção masculina.
Outras vantagens:
- Reduz a inflamação das articulações ( artrite, reumatismo)
- Ajuda a aliviar a diarreia
- Ajuda a aliviar sinais de cansaço
- Atrasa o aparecimento dos sinais de envelhecimento



Rica em sais minerais (cálcio, sódio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas B2 e B6. Protege o organismo contra doenças reumáticas.
A árvore que produz este fruto chama-se videira, também conhecida como parreira.
Possui um formato arredondado, podendo ser, de acordo com a espécie, da cor preta, rosada ou verde.
Existem diversas espécies de uva, porém as mais conhecidas no Brasil são: uva itália, niagara, branca e rosada.
É uma fruta rica em sais minerais, tais como: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio.
Possui também, em quantidade razoável, vitaminas (complexo B e vitamina C).
Não é muito calórica, pois 100 gramas de uva possui, aproximadamente, 50 calorias.
É muito utilizada para a fabricação de sucos, doces, vinhos e geléias.
O sabor da uva varia muito de acordo com o tipo de solo, podendo ser doce, cítrico ou ácido.
É uma fruta típica da região asiática, sendo que o plantio foi introduzido no Brasil na época da colonização portuguesa (século XVI).


Rico em antioxidante (flavonóides), fibras (pectina), sais minerais(cálcio, lítio, fósforo, ferro e manganês), vitaminas A, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B4 (ácido pantatênico), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e C . Previne as doenças do coração, o enrijecimento das artéria (arteriosclerose), baixa o colesterol ruim (LDL) e eleva o bom colesterol (HDL).
Em estudos feitos na Universidade de Harvard nos Estados Unidos, descobriu-se que tomar meia taça de vinho tinto por dia, pode prevenir doenças do coração. Contudo não é o vinho tinto em si que faz bem, e, sim, os flavonóides (pigmentos encontrados na casca vermelha da uva vermelha).

…..Os flavonóides aumentam as taxas de colesterol bom, o HDL, e ajudam a inibir a produção de substancias responsáveis pelo enrijecimento das artérias. Se tomarmos um copo de suco de uva vermelha, também teremos o mesmo benefício de meia taça de vinho, com a vantagem do suco não ser alcoólico.
Recentemente, foi constatado mais um benefício dessa fruta: suas sementes contêm um composto – chamado polifenol – eficaz para manter a pele jovem. As sementes passaram a servir de matéria prima para cremes e loções.
…..O uso tradicional e o recomendado pelas recentes descobertas científicas mostram a importância da uva para nossa vida diária.









Nenhum comentário:

Postar um comentário